https://noticiabrasil.net.br/20260624/eua-destinarao-us-175-bilhoes-para-a-construcao-de-reatores-nucleares-diz-midia-51603855.html
EUA destinarão US$ 17,5 bilhões para a construção de reatores nucleares, diz mídia
EUA destinarão US$ 17,5 bilhões para a construção de reatores nucleares, diz mídia
Sputnik Brasil
O governo dos EUA busca fortalecer sua capacidade energética diante do rápido crescimento de data centers e novas tecnologias por meio de um ambicioso programa... 24.06.2026, Sputnik Brasil
2026-06-24T06:35-0300
2026-06-24T06:35-0300
2026-06-24T06:35-0300
panorama internacional
américas
eua
energia
eletricidade
data center
energia nuclear
chris wright
donald trump
estados unidos
https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/07ea/06/18/51603349_0:107:1024:683_1920x0_80_0_0_8a2a4f9f6fae9ca501c0647a3f8ae67f.jpg
O governo do presidente Donald Trump anunciou o plano de US$ 17,5 bilhões (aproximadamente R$ 90,7 bilhões) para acelerar a construção de dez novos reatores nucleares de grande escala, visando atender à crescente demanda por eletricidade impulsionada por data centers e pelo desenvolvimento de tecnologias avançadas.O secretário de Energia dos EUA, Chris Wright, destacou o forte interesse de desenvolvedores de data centers, empresas de energia e concessionárias em participar dos novos projetos, que podem ter sua construção iniciada por volta de 2030 e entrar em operação em meados da década de 2030.De acordo com autoridades norte-americanas, a iniciativa representa o início de uma estratégia mais ampla para expandir a geração de energia nuclear no país. Wright afirmou que, uma vez estabelecida a cadeia de suprimentos, dezenas de projetos adicionais poderão ser desenvolvidos nos próximos anos.Os novos reatores vão utilizar o modelo AP1000 da Westinghouse, o mesmo projeto empregado na usina de Vogtle, na Geórgia, onde foram concluídos os dois reatores nucleares mais recentes dos Estados Unidos, embora com atrasos e custos adicionais multimilionários.O funcionário reconheceu os problemas enfrentados pelo projeto de Vogtle, atribuindo-os a deficiências de planejamento, dificuldades na cadeia de suprimentos e aos efeitos da pandemia de COVID-19. No entanto, defendeu a confiabilidade do projeto e afirmou que a experiência adquirida permitirá a redução de custos e prazos de construção.O Departamento de Energia dos EUA informou que sete empresas de serviços públicos e de energia assinaram cartas de intenção para identificar locais potenciais. Destes, cinco locais serão selecionados para abrigar dois reatores cada. Os recursos federais vão ser utilizados para financiar componentes nucleares de longo prazo e não vão constituir empréstimos diretos para a construção.A expansão nuclear faz parte da meta da Casa Branca de quadruplicar a produção nacional de energia nuclear nos próximos 25 anos. Além disso, o governo está promovendo outras tecnologias emergentes, incluindo pequenos reatores modulares, considerados uma alternativa mais flexível para o futuro energético do país.O plano é particularmente relevante dado o aumento projetado no consumo de eletricidade. Segundo estimativas oficiais citadas pela mídia local, os data centers representaram entre 4% e 5% da demanda total de eletricidade em 2024, um número que pode quase triplicar até 2028.
https://noticiabrasil.net.br/20260623/eua-autorizam-ira-a-vender-petroleo-em-dolares-apos-decadas-de-restricoes-51561842.html
estados unidos
geórgia
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
2026
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
notícias
br_BR
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/07ea/06/18/51603349_57:0:968:683_1920x0_80_0_0_ad1c106dea692b3cdcac2799e73c2e16.jpgSputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
américas, eua, energia, eletricidade, data center, energia nuclear, chris wright, donald trump, estados unidos, geórgia, casa branca, reator nuclear
américas, eua, energia, eletricidade, data center, energia nuclear, chris wright, donald trump, estados unidos, geórgia, casa branca, reator nuclear
EUA destinarão US$ 17,5 bilhões para a construção de reatores nucleares, diz mídia
O governo dos EUA busca fortalecer sua capacidade energética diante do rápido crescimento de data centers e novas tecnologias por meio de um ambicioso programa de financiamento para infraestrutura nuclear, segundo a mídia local.
O
governo do presidente Donald Trump anunciou o plano de US$ 17,5 bilhões
(aproximadamente R$ 90,7 bilhões) para acelerar a construção de dez novos reatores nucleares de grande escala, visando atender à crescente demanda por eletricidade impulsionada por data centers e pelo desenvolvimento de tecnologias avançadas.
O
secretário de Energia dos EUA, Chris Wright, destacou o forte interesse de desenvolvedores de data centers, empresas de energia e concessionárias em participar dos novos projetos, que
podem ter sua construção iniciada por volta de 2030 e entrar em operação em meados da década de 2030.
De
acordo com autoridades norte-americanas, a
iniciativa representa o início de uma
estratégia mais ampla para expandir a geração de energia nuclear no país. Wright afirmou que, uma vez estabelecida a cadeia de suprimentos, dezenas de projetos adicionais poderão ser desenvolvidos nos próximos anos.
Os
novos reatores vão utilizar o modelo AP1000 da Westinghouse, o mesmo projeto empregado na usina de Vogtle, na Geórgia, onde
foram concluídos os dois reatores nucleares mais recentes dos Estados Unidos, embora com atrasos e custos adicionais multimilionários.
O funcionário reconheceu os problemas enfrentados pelo projeto de Vogtle, atribuindo-os a deficiências de planejamento,
dificuldades na cadeia de suprimentos e aos efeitos da pandemia de COVID-19. No entanto, defendeu a confiabilidade do projeto e afirmou que a experiência adquirida permitirá a redução de
custos e prazos de construção.
O Departamento de Energia dos EUA informou que
sete empresas de serviços públicos e de energia assinaram cartas de intenção para identificar locais potenciais. Destes, cinco locais serão selecionados para abrigar dois reatores cada. Os recursos federais vão ser utilizados para
financiar componentes nucleares de longo prazo e não vão constituir empréstimos diretos para a construção.
A expansão nuclear faz parte da meta da Casa Branca de quadruplicar a produção nacional de energia nuclear nos próximos 25 anos. Além disso, o governo está promovendo outras tecnologias emergentes, incluindo
pequenos reatores modulares,
considerados uma alternativa mais flexível para o futuro energético do país.
O plano é particularmente relevante dado o aumento projetado no consumo de eletricidade. Segundo estimativas oficiais citadas pela mídia local, os data centers representaram entre 4% e 5% da demanda total de eletricidade em 2024, um número que pode quase triplicar até 2028.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.
Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).