Síria: Rússia registra 9 violações de cessar-fogo em 24 horas

Um soldado dos Estados Unidos próximo à estrada que liga à cidade de Raqqa, na Síria. quarta-feira, 2 de julho de 2017
O lado russo na comissão russo-turca sobre o cessar-fogo sírio registrou 9 violações do acordo nas últimas 24 horas. Já o lado turco não informou sobre nenhuma violação, segundo disse o Ministério da Defesa russo na segunda-feira (1).
Sputnik

"A situação nas zonas de diminuição do confronto é avaliada como estável. Durante as últimas 24 horas, a parte russa da Comissão Rússia-Turquia sobre as violações do acordo conjunto registrou 9 casos de tiroteios, sendo 3 em Aleppo, 5 em Latakia e 1 em Homs. O lado turco não registou casos de violações do cessar-fogo", disse o centro do ministério para a reconciliação síria, em um boletim diário.

O Centro Russo de Reconciliação realizou uma ação humanitária na Síria nas últimas 24 horas, entregando 2,4 toneladas de alimentos para o assentamento de Salhiyah na província de Deir ez-Zor, segundo aponta o boletim. Até 46 pessoas receberam assistência médica.

Um combatente das Forças Democráticas da Síria (FDS) perto do rio Eufrates, ao norte de Raqqa (foto de arquivo)
Mais de mil localidades aderiram ao cessar-fogo na Síria durante o último ano
Um acordo de cessar-fogo foi assinado com representantes do assentamento de Sheniyah em Homs, o que elevou a 2.320 o número de áreas que assinaram acordos de reconciliação, segundo o boletim.

As negociações sobre a adesão ao regime de cessar-fogo continuaram através de comandantes de campo da oposição armada, nas províncias de Aleppo, Damasco, Hama, Homs e Al Quneitra. O número de estruturas armadas que afirmam observar o regime de cessar-fogo permaneceu em 234.

A Rússia, ao lado do Irã e da Turquia, é um garantidor do regime de cessar-fogo na Síria. Moscou também ajudou Damasco a apoiar a luta contra os grupos terroristas e a fornecer ajuda humanitária aos moradores do país devastado durante a crise.

Comentar