Primeiro caça russo Su-57 de 5 ª geração será colocado em serviço 'muito em breve'

Espera-se que os militares russos recebam o primeiro lote dos caças de combate Sukhoi Su-57 da quinta geração "muito em breve", afirmou a empresa que desenvolveu o avião. O jato era conhecido anteriormente como o PAK FA e T-50.
Sputnik

"O mais novo complexo de aviação da 5ª geração T-50 / PAK FA, para o qual temos grandes esperanças e planos, será entregue à Força Aérea Russa muito em breve", disse a Joint Aviation Corporation (OAK) em uma publicação no Facebook.

Novidade mais importante: do que é capaz caça russo Su-57 com novo motor

No início do sábado, uma fonte no setor de aviação afirmou que a entrega dos primeiros aviões do lote inicial deverá ocorrer em 2018. Um tempo similar de entrega estimado foi dado anteriormente pelo então comandante da Força Aérea da Rússia, coronel general Viktor Bondarev.

As primeiras nove aeronaves estão atualmente passando por testes de voo, de acordo com o fabricante. Enquanto os primeiros jatos estavam equipados com "motores de primeiro estágio" mais antigos, o Su-57 recentemente recebeu um novo motor, desenvolvido especificamente para aviões da quinta geração.

O caça, equipado com o novo motor do Product 30, realizou com sucesso seu primeiro voo em 5 de dezembro. Embora suas especificações sejam pouco conhecidas, a OAK disse que no ano passado era um motor totalmente novo projetado a partir do zero.

O Su-57, projetado para substituir o icônico Sukhoi Su-27 em aviação tática de primeira linha, fez seu primeiro voo em 2010. O novo avião tem um preço estimado de cerca de US$ 50 milhões.

Características impressionantes

Os novos aviões já foram exibidos em várias exposições, incluindo o show aéreo MAKS 2017 em julho passado. Um modelo da aeronave, conhecida então como o T-50, roubou o show, realizando uma variedade de incríveis acrobacias. A designação Su-57 foi oficialmente confirmada para o novo avião em agosto passado.

Caça da 5ª geração Su-57 entrará em serviço da Força Aérea da Rússia em 2018

A aeronave possui uma plaina totalmente nova, construída em grande parte a partir de materiais compósitos, radar moderno e aviônica. O novo equipamento de voo permite ao jato trocar informações em tempo real com outros aviões e unidades de comando terrestre, bem como executar missões individuais, de acordo com a OAK. A aviônica fornece um alto nível de automatização e "suporte intelectual" para a equipe, ajudando os pilotos a se concentrar em seus objetivos táticos.

O armamento principal do avião está escondido em compartimentos internos para aumentar suas capacidades aerodinâmicas e reduzir a seção transversal do radar. O Su-57 também pode transportar munições em pilares externos. O armamento do jato inclui um canhão interno de 30mm recentemente modernizado e uma variedade de mísseis guiados modernos.

Comentar