O navio gaseiro iniciou o carregamento no porto britânico logo depois do descarregamento do navio Christophe de Margerie com o primeiro fornecimento de gás liquefeito russo.
O Gaselys deve chegar aos EUA em 22 de janeiro.
Conforme escreve o Kommersant, "tal negócio estranho" é fruto do crescimento dos preços do gás na costa leste dos EUA até 6,3 mil dólares (20,4 mil reais) por metro cúbico. O aumento dos preços foi causado pelas condições meteorológicas extremas, em particular pela tormenta de neve.
Primeiro, a Novatek – acionista da Yamal LNG – planejava enviar a primeira remessa de gás natural liquefeito ao mercado asiático. A possível compradora era a Corporação Nacional de Petróleo da China (CNPC). Depois, o chefe da companhia Leonid Mikhelson disse que o fornecimento seria endereçado à sua companhia afiliada Novatek Gas & Power. Posteriormente, foi comunicado que ela seria enviada à filial de trading da malaia Petronas.
O Kommersant nota que "o fato de o comprador final ser a Engie pode ser explicado por a companhia possuir instalações reservadas de regaseificação no terminal de Everett para 6,9 bilhões de metros cúbicos por ano".
No âmbito deste projeto serão construídas três linhas tecnológicas com capacidade para 5,5 milhões de toneladas cada uma e uma complementar para um milhão. A produção de gás natural liquefeito na primeira linha tecnológica começou em dezembro de 2017.