EUA usarão bombardeiros com capacidade nuclear em exercícios perto da fronteira russa

As Forças Aéreas da Lituânia e dos Estados Unidos começarão nesta semana exercícios militares conjuntos perto da fronteira russa e tais manobras vão envolver bombardeiros estratégicos B-52H, que são capazes de transportar armas nucleares.
Sputnik

Ambos os países implementarão essas manobras na área onde o polígono lituano Kazlu Ruda está localizado, que fica a 40 quilômetros da região russa de Kaliningrado.

Nesta quinta-feira, a Embaixada dos EUA em Vilnius informou que várias aeronaves da sua 5ª Frota de Bombardeiros estarão na simulação, embora não tenha fornecido mais detalhes sobre quais modelos serão envolvidos.

'É melhor cooperar do que lutar contra a Rússia', diz presidente da Lituânia

No entanto, a informação pública disponível indica que a unidade da Força Aérea dos EUA, implantada na base de Minot (no Estado norte-americano da Dakota do Norte), tem apenas bombardeiros estratégicos B-52H.

Já foi informado anteriormente que Washington enviou três dessas aeronaves para as bases aéreas britânicas no dia 9 de janeiro.

Por sua vez, a Rússia condenou repetidamente os EUA por enviar tais forças para a Europa, uma vez que estima que é um fator desestabilizador para essa região.

Comentar