Macron entra na campanha para tornar baguete francesa 'patrimônio imaterial mundial'

A Associação Nacional de Padeiros da França apresentou um pedido ao Comitê para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da ONU requisitando o reconhecimento da baguete francesa como patrimônio nacional. O presidente do país expressou seu apoio à campanha e classificou a baguete francesa como "inveja do mundo inteiro".
Sputnik

Fortes de Salvador podem se tornar Patrimônio Mundial da Unesco
Depois de receber um grupo de padeiros mestres no Palácio do Eliseu em Paris, Macron disse à rádio francesa que "a excelência e a experiência devem ser preservadas, e é por isso que [o alimento] deve ser listado como patrimônio".

Embora pareça incomum, o pedido dos padeiros francês não é inédito. Pizzaiolos de Nápoles, Itália, convenceram a UNESCO a oferecer status de proteção de patrimônio à pizza.

O objetivo da UNESCO por trás da lista de "itens culturais" é salvar tradições da globalização. A organização se concentra em elementos culturais, como gastronomia, dança, música e artesanato. Até agora, o yoga, o flamenco espanhol, a ópera tibetana e a produção de cerveja belga entraram na lista.

O Comitê para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial reúne-se anualmente para avaliar as nomeações de todo o mundo

Comentar