EUA se dizem 'comprometidos' com a Turquia quanto a operação militar na Síria

Os Estados Unidos estão em contato com Ankara sobre a situação no Afrin da Síria, onde uma operação militar turca está em andamento, disse o secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson durante uma coletiva de imprensa com o secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, Boris Johnson.
Sputnik

"Estamos comprometidos com a Turquia e nos comprometemos também com a liderança da nossa coalizão. Pedimos que ambos os lados mostrem restrições, minimize o impacto sobre vítimas civis… e veja o que podemos fazer para trabalhar em conjunto para enfrentar as legítimas preocupações  da Turquia de forma satisfatória", disse Tillerson.

Vice-premiê: Turquia não prometeu à Russia que limitaria ações de contraterrorismo a Afrin
Tillerson também disse que os Estados Unidos queriam voltar ao processo de derrota do grupo terrorista Daesh (autodenominado Estado Islâmico) e assegurar uma Síria pacífica, estável e unificada através do processo de paz de Genebra. Os Estados Unidos, acrescentou, conseguiram derrotar o Daesh com a ajuda de uma coalizão de parceiros e das Forças Democráticas da Síria, que são composta por curdos, árabes e cristãos.

"É verdadeiramente um grupo multi-étnico de lutadores que estão defendendo seu território de origem. Portanto, estamos preocupados com o incidente turco no norte da Síria", disse Tillerson.

Comentar