Frequente alvo dos ataques de Trump, vice-diretor do FBI renuncia ao cargo

O vice-diretor do FBI, Andrew McCabe, pediu renúncia do cargo nesta segunda-feira (29). A informação foi divulgada pena rede NBC, citando fontes da agência norte-americana.
Sputnik

O presidente dos EUA, Donald Trump, e alguns republicanos no Congresso em ocasiões anteriores acusaram McCabe de parcialidade política, citando seu papel no FBI durante as investigações relacionadas com a Hillary Clinton e sobre a suspeita de coordenação entre a campanha eleitoral de Trump e o Kremlin.   

Congressistas descobrem 'sociedade secreta' do FBI contra Trump
McCabe anunciou sua intenção de se aposentar em dezembro, pouco depois de um testemunho de portas fechadas ao Comitê de Inteligência da Câmara. Na ocasião, ele informou que se aposentaria em março, quando ficaria apto a receber plenamente os benefícios da aposentadoria. 

Posteriormente, Trump passou a "perseguir" McCabe no Twitter, chegando a declarar que ele estava "acelerando o relógio para se aposentar com todos os benefícios".

Além disso, McCabe era o braço direito do ex-diretor do FBI, James Comey, que conduzia uma investigação contra o presidente dos EUA, Donald Trump, sobre supostas ligações com a Rússia, refutadas tanto pela Casa Branca quanto pelo Kremlin. Em maio, Trump demitiu Comey, alegando que ele não era capaz de desempenhar suas funções.

Após a demissão de Comey, McCabe serviu como chefe interino do FBI até a aprovação do novo diretor, Christopher Ray. 

Comentar