Oi nenês! Esses registros foram tirados hoje, quarta-feira, 31 de Janeiro, ás 19h52. Pela câmera Nikon semi-profissional coolpix L820 (a que uso para fazer os ensaios). Foi o registro mais lindo que já fiz. É isto. Gratidão e apreciem essa beleza tridimensional da lua. 💜 pic.twitter.com/2ONHPkJSY4
— 🌻 (@helorsrs) 31 de janeiro de 2018
No Brasil, os dois fenômenos que puderam ser observados, a Superlua e a Lua Azul, provocaram grande excitação entre os observadores.
De norte a sul do país, internautas divulgaram belíssimas imagens da grande Lua brilhante, com comentários cômicos, filosóficos e até apaixonados.
A Lua dos poetas, dos loucos, dos amantes, dos vagabundos reinando toda cheia no céu da minha cidade...😍 pic.twitter.com/2OVTK7UdeM
— Mah 🌸 (@mah4154) 1 de fevereiro de 2018
A Superlua ocorre quando esse satélite natural ocupa a posição de maior proximidade com a Terra, próxima ao perigeu, fenômeno que faz com que essa Lua se apresente com diâmetro angular cerca de 5,5% maior e 11,3% mais brilhante que uma Lua cheia média.
Minha contribuição pra superlua azul de sangue com minha humilde canon powershot s5 is pic.twitter.com/1COJKzFqgK
— thais (@thatha_sv) 31 de janeiro de 2018
A Lua Azul designa a segunda Lua cheia registrada em um mesmo mês. Em janeiro, tivemos uma Lua cheia também no dia 1.
Expectativa pra tirar foto da super lua azul / Realidade pic.twitter.com/mVrmbm74U8
— Lucas🥀💔 (@lucas98silvah) 31 de janeiro de 2018
O fenômeno da Lua de Sangue ocorre quando a lua aparece avermelhada por causa da flexão da luz do Sol ao redor do nosso planeta durante um eclipse. Os brasileiros, infelizmente, não puderam observar tal acontecimento nesta noite. Mas ninguém ficou frustrado por isso.
Achou que não ia ter foto da Super Lua Azul de Sangue?? ACHOU ERRADO, OTÁRIO!#supermoon#bluemoon#bloodmoonhttps://t.co/zNiJpXgMcspic.twitter.com/SOS6B1u2DA
— Bernardogs (@Bernardogs) 31 de janeiro de 2018
A última vez que Superlua, Lua Azul e Lua de Sangue ocorreram simultaneamente foi em 1866. A próxima vez será apenas em 31 de janeiro de 2037.