EUA vs Coreia do Norte: qual lado poderia colocar mundo à beira da catástrofe nuclear?

Vários especialistas creem que os testes nucleares e de mísseis ameaçam o mundo com um possível início da 3ª Guerra Mundial. No entanto, é provável que seja exatamente a nova doutrina nuclear estadunidense que poderia desencadear uma guerra nuclear.
Sputnik

A possibilidade de um ataque preventivo contra Coreia do Norte, contemplada na nova doutrina nuclear dos Estados Unidos, representa grande ameaça por si só, sendo que poderia levar a uma nova guerra nuclear. Tal opinião foi expressa pelo ex-secretário da Defesa estadunidense, William Perry, durante sua visita em Moscou.

Pentágono atribui mérito por longa ausência de guerras mundiais aos EUA
"Este enfoque para resolver problemas com a República Popular Democrática da Coreia é inaceitável. Sim, atualmente [norte-coreanos] têm mais de 100 ogivas nucleares, e no futuro próximo poderão obter mísseis balísticos intercontinentais, mas creio que nunca serão os primeiros a usar armas nucleares: não são suicidas. Ao contrário da Al-Qaeda ou do Daesh [organizações terroristas proibidas em vários países, incluindo a Rússia], é que eles simplesmente querem sobreviver", comentou.

"Em minha opinião, [norte-coreanos] não atacarão nem Washington e nem Tóquio", assegurou.

Assim, respondendo à questão sobre o que exatamente poderia levar ao início de uma nova guerra, o ex-chefe do Pentágono afirmou que "seria um ataque preventivo, uma possibilidade cuja realização está sendo considerada na nova doutrina nuclear estadunidense".

William Perry chegou a Moscou pelo convite do Fórum Internacional de Luxemburgo para a prevenção de catástrofes nucleares.

Comentar