"A Marinha está ficando sem navios com capacidade de posicionamento", disse Hans-Peter Bartels, chefe do Comitê de Defesa do Parlamento alemão e explicou que o problema se tem vindo a agravar ao longo do tempo porque as embarcações mais velhas foram retiradas de serviço, enquanto as novas ainda não foram fornecidas.
De acordo com Bartels, deputado influente do Partido Social-Democrata (SPD, na sigla em alemão), 6 das 15 fragatas já estão fora de serviço e "nenhuma das novas fragatas Tipo-125 está em condições de ser incorporada na Marinha". Os navios auxiliares estão na mesma situação, dois barcos de abastecimento da Marinha alemã, o Berlim e o Bonn, foram enviados para reparação, que durará um ano e meio.
Não é pela primeira vez que o mau estado da Marinha alemã se torna alvo de atenção. No ano passado, a mídia local informou que os militares alemães ficaram sem toda a sua frota de submarinos, depois de todos os submarinos alemães terem sido postos em manutenção devido a uma urgente necessidade de reparação.