Quem será próximo a ganhar status de agente estrangeiro? Editora-chefe da Sputnik responde

A editora-chefe da agência Sputnik e do canal RT, Margarita Simonyan, comentou o registro da empresa norte-americana RIA Global, que produz conteúdo para a Sputnik, como agente estrangeiro.
Sputnik

A RIA Global foi registrada como agente estrangeiro a pedido do Departamento de Justiça dos EUA. A informação surgiu na madrugada do domingo (18), justamente quando a Rússia estava celebrando Maslenitsa, ou seja, despedida do inverno e boas-vindas à primavera.

"Estranho que o espantalho da Maslenitsa até agora não tenha sido registrado como agente estrangeiro. Na próxima estação, pelo visto", disse Simonyan à Sputnik.

Nos documentos publicados pelo Departamento de Justiça é indicado que estrangeiros "não possuem, não dirigem, não controlam e não financiam" a empresa. Além do mais, foi apresentada informação sobre financiamento do exterior, mais precisamente da Agência Internacional de Notícias Rossiya Segodnya. Os documentos estipulam que é uma companhia comercial que recebe recursos de várias fontes, tais como de negócio e de financiamento governamental.

Editora-chefe da Sputnik sobre 'intervenção' no Brexit: culpam RT e Sputnik de tudo
Também foram publicados contratos entre a Rossiya Segodnya e RIA Global em russo e em inglês, tarefa técnica enumerando os tipos e quantidade de materiais e programas, bem como lista do equipamento da RIA Global.

Em novembro de 2017, o Departamento de Justiça norte-americano incluiu o canal de televisão RT America e a empresa parceira da Sputnik — Reston Translator, que transmitia programas da Sputnik nos EUA, na lista de agentes estrangeiros.

Como medida recíproca, a Rússia adotou lei, conforme a qual mídia estrangeira pode ser reconhecida como agente estrangeiro se financiada do exterior.

Comentar