Centro de inteligência militar espacial da OTAN será inaugurado na República Tcheca

O Centro de inteligência militar espacial será aberto na República Tcheca até 2020 para atender principalmente as necessidades da OTAN, informa a chefe do Ministério da Defesa, Karla Slechtova.
Sputnik

"O novo sistema será capaz de fornecer informações imprescindíveis em poucos minutos. Além disso, será possível comprovar que nossos especialistas caminham lado a lado com os melhores profissionais mundiais", disse Slechtova.

Empresa espacial russa e Boeing poderão se tornar coproprietárias da EEI?
Considera-se que o novo centro terá acesso a fotos obtidas por satélites governamentais e privados com imagens reais de determinada região do mundo. Em primeiro lugar, o sistema será utilizado pela OTAN e pela Defesa tcheca, os quais, por conseguinte, poderão fornecer informações necessárias para médicos e bombeiros.

A construção do novo centro começará a partir de julho deste ano e deverá ser concluída até o início de 2020. Os melhores especialistas na área de informações geoespaciais, fotogrametria, geoinformática e tecnologia de satélite participarão do projeto.

Segundo o anúncio de um dos especialistas de inteligência militar, que preferiu não ser identificado, as informações fornecidas pelo novo centro podem ajudar significativamente os participantes das missões estrangeiras tchecas. Por exemplo, durante a preparação e a realização de atividades em uma região montanhosa do Afeganistão.

"Assim, estaremos entre os líderes mundiais no campo tecnológico. Apenas alguns países possuem tais instalações", acrescentou o especialista.

Comentar