Notícias do Brasil

Senado aprova intervenção federal de Temer na segurança do Rio de Janeiro

Sessão de votação no Senado, onde foi aprovado em 1º turno o fim do foro privilegiado
Por 55 votos a 13 (1 abstenção), o Senado Federal aprovou, no fim da noite desta terça-feira, o decreto do governo do presidente Michel Temer (MDB) que autoriza a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro.
Sputnik

O resultado, que era esperado, permite que o decreto que já estava em vigor desde a última sexta-feira seja mantido. Na segunda-feira, a medida foi aprovada pela Câmara dos Deputados. O decreto agora será publicado no Diário Oficial da União.

Plenário da Câmara dos Deputados durante sessão para votação da intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro
Câmara dos Deputados aprova decreto sobre intervenção no Rio

Pela medida, que valerá até o dia 31 de dezembro deste ano, o interventor indicado por Temer, general Walter Souza Braga Neto, comandará a Secretaria Estadual de Segurança Pública, as polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros, e o sistema penitenciário do Estado.

Indicado como relator da medida no Senado, o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) – suplente do atual prefeito do Rio, Marcelo Crivella – votou a favor da intervenção federal e classificou a situação no Rio como "grave", e que a população fluminense está com "medo de sair de casa".

Senadores do PT se posicionaram contra a intervenção, cobrando a falta de planejamento e a possibilidade de medidas semelhantes para outros Estados com índices de violência ainda piores do que os do Rio.

Com a aprovação do decreto, propostas de emenda constitucional como a Reforma da Previdência deixam de tramitar no Congresso.

Comentar