Recente descoberta pode ser maior achado bíblico na história da humanidade

Em Israel foi feita uma descoberta que pode ser uma das mais significativas na história dos estudos bíblicos. Os arqueólogos supõem ter encontrado o selo do profeta Isaías...
Sputnik

Um pequeno pedaço de argila medindo apenas 1 centímetro pode ser uma das principais descobertas na história dos estudos bíblicos. O objeto é de fato um selo que poderia ter pertencido ao profeta Isaías, conforme relata o portal Live Science.

O artefato foi encontrado durante as escavações realizadas em Jerusalém Oriental em 2009, logo após a descoberta do selo do rei Ezequias, que foi rei de Judá nos finais do século VIII a.C., ou seja, aproximadamente na mesma época em que o profeta viveu.

​Em um relatório de pesquisa publicado nesta terça-feira (20), o Dr. Eilat Mazar, chefe da equipe de arqueólogos, disse que o nome de Isaías pode ser visto na inscrição do selo, mesmo que os arqueólogos não saibam se verdadeiramente tem a ver com o profeta bíblico Isaías ou com alguma outra pessoa com esse nome que também tenha vivido 2.700 anos atrás.

'Jesus não nasceu em 25 de dezembro, nem em Belém, nem era esse seu nome'
Mas, se o selo pertenceu realmente ao profeta Isaías, tal "seria a primeira referência arqueológica extrabíblica ao profeta já descoberta, e a mais antiga", disse Robert Cargill, arqueólogo e professor de estudos clássicos e religiosos na Universidade de Iowa, citado pelo portal.

O nome Isaías significa "YHWH salvo" ou "Yahu salvo", mas há outras pessoas na Bíblia hebraica cujo nome tem uma parte idêntica. Infelizmente, a impressão do selo está danificada, tornando difícil determinar se o nome de Isaías pertence realmente ao profeta.

Comentar