Um pequeno pedaço de argila medindo apenas 1 centímetro pode ser uma das principais descobertas na história dos estudos bíblicos. O objeto é de fato um selo que poderia ter pertencido ao profeta Isaías, conforme relata o portal Live Science.
O artefato foi encontrado durante as escavações realizadas em Jerusalém Oriental em 2009, logo após a descoberta do selo do rei Ezequias, que foi rei de Judá nos finais do século VIII a.C., ou seja, aproximadamente na mesma época em que o profeta viveu.
Em um relatório de pesquisa publicado nesta terça-feira (20), o Dr. Eilat Mazar, chefe da equipe de arqueólogos, disse que o nome de Isaías pode ser visto na inscrição do selo, mesmo que os arqueólogos não saibam se verdadeiramente tem a ver com o profeta bíblico Isaías ou com alguma outra pessoa com esse nome que também tenha vivido 2.700 anos atrás.
O nome Isaías significa "YHWH salvo" ou "Yahu salvo", mas há outras pessoas na Bíblia hebraica cujo nome tem uma parte idêntica. Infelizmente, a impressão do selo está danificada, tornando difícil determinar se o nome de Isaías pertence realmente ao profeta.