O nome
Em segundo lugar, o ano, o lugar e a data de nascimento de Yeshua são desconhecidos. Apenas há dois registros, ambos escritos muito tempo depois do acontecimento por pessoas que nunca o chegaram a presenciar.
O ano
O Evangelho segundo Mateus diz que Jesus nasceu "nos dias do rei Herodes". Herodes morreu no ano 4 antes de Cristo. Então, se Mateus tem razão, Jesus nasceu antes do ano 4 a.C.
O Evangelho Segundo Lucas não especifica quem era o rei quando nasceu Jesus. Porém, diz-se que Herodes era rei quando Isabel — prima de Maria, segundo Lucas — concebeu João Batista.
Por outro lado, o apóstolo Lucas argumenta que, enquanto Maria estava grávida, "saiu um decreto de Augusto que dizia que todo o mundo devia pagar impostos". Segundo o jornal britânico, citado pelo RT, o único censo fiscal conhecido na região naquele período foi ordenado por Públio Sulpício Quirino, governador romano da Síria, no ano 4 d. C. Assim, nem Mateus, nem Lucas podem ter razão, pois há uma diferença de dez anos entre eles.
O lugar
A pergunta seguinte é onde nasceu o menino Jesus. Lucas sublinha que Maria e José viviam em Nazaré (Galileia), mas viajaram até Belém, no sul (Judeia) para se registrar no censo de impostos, porque José era oriundo desse lugar.
Porém, naquele tempo, os impostos eram pagos pelas pessoas no lugar onde viviam e não existia "uma base econômica ou administrativa para viajar para um distante lugar de nascimento de um ancestral remoto para pagar impostos", diz o artigo do The Telegraph. Também não há nenhum registro de que tal decreto tenha sido emitido no Império Romano.
O dia
É muito provável que a Igreja primitiva tenha estabelecido o aniversário de Jesus em 25 de dezembro porque já era um dia tradicional festivo. No calendário romano, 25 de dezembro era o solstício de inverno. Durante o Império Romano, nesse dia se celebrava a festa 'Natalis Solis Invicti' (Nascimento do Sol Invicto).