"Realmente acredito que eles [norte-americanos] desenvolveram dois ou três tipos de armas que são capazes de incapacitar e derrubar OVNIs", declarou o político ao jornal Daily Star.
De acordo com Hellyer, os Estados Unidos têm trocado tecnologias e até concertado as tecnologias de formas de vida mais avançadas.
"Este é o principal objetivo do escudo antimíssil, são os armamentos que podem ser apontados em qualquer direção para controlar a situação na Terra, mas também, e não menos importante, para derrubar os OVNIs", comentou o conspiracionista ao jornal.
As afirmações ganham especial notabilidade se levar em consideração o fato de Hellyer ter sido uma vez ministro da Defesa nacional do Canadá, entre 1963 e 1967, e ministro do Transporte, entre 1967 e 1969.
Em 2014, Hellyer disse ao canal RT, que há pelo menos quatro espécies alienígenas que têm visitado a Terra há milhares de anos. Algumas delas, segundo ele, estão atualmente interagindo com militares norte-americanos na base aérea em Nevada. Segundo Hellyer, as Forças Armadas dos EUA têm trocando tecnologias com "Brancos Altos", como ele descreve os alienígenas, desde os anos 60.
No entanto, apesar de ter armas capazes de derrubar OVNIs, não há necessidade de fazer isso, pois alienígenas são amigáveis e estão mais preocupados com a maneira que os humanos tratam seu planeta.
Segundo outra entrevista de Hellyer ao RT em 2013, é também possível que os EUA não teriam abatido nenhum OVNI, pois isso causaria uma "guerra interestrelar".