Novo míssil hipersônico russo ultrapassa 20 vezes velocidade do som

O novo míssil russo Avangard é uma arma hipersônica intercontinental 20 vezes mais rápida do que a velocidade do som, o que torna o sistema de defesa antimíssil dos EUA absolutamente inútil, declarou à Sputnik na quinta-feira (1) o especialista em assuntos militares Aleksei Leonkov.
Sputnik

Eis estado norte-americano que não está preparado para ataque com míssil
Mais cedo, o presidente da Rússia Vladimir Putin anunciou que o novo míssil Avangard é capaz de voar nas camadas densas da atmosfera com alcance intercontinental a uma velocidade hipersônica.

"Considero isso uma resposta ao sistema de defesa antimíssil que os EUA implantaram na Europa. Os antimísseis norte-americanos, inclusive o Aegis, voam a uma velocidade 5 vezes maior que a do som. Para alcançar um míssil que voa com a velocidade de pelo menos Mach 10 é necessário possuir um antimíssil com velocidade de Mach 15, mas os EUA não têm essa arma, neste caso eles se tornam simplesmente inúteis", disse Leonkov.

"Nenhum sistema de defesa antimíssil poderá interceptá-lo", concluiu.

O especialista explicou que o míssil hipersônico russo tem uma velocidade compatível com a velocidade de satelização, 6 km/s, e também atinge o alvo com extrema precisão.

Comentar