Turquia promete responder a sanções estadunidenses 'de forma diferente da Rússia'

Ancara está disposta a responder a prováveis sanções por parte dos EUA, afirmou o chanceler do país, Mevlut Cavusoglu, a uma edição alemã.
Sputnik

Respondendo a um correspondente do jornal Zeit sobre como a Turquia planeja reagir a possíveis sanções que estão sendo discutidas no Congresso dos EUA, Cavusoglu disse: "Caso eles queiram punir a Turquia com sanções, a Turquia vai reagir de modo diferente da Rússia e de outros países".

'Ei, OTAN, cadê você?', pergunta Erdogan
"Iremos responder. Vocês não devem ameaçar-nos. Os EUA ameaçam muitos, falando algo do tipo: 'Não comprem o gás desse ou daquele país'. Não se pode fazer isso", adiantou.

Antes disso, o comandante da OTAN na Europa, general norte-americano Curtis Scaparrotti, disse que os EUA esperam que a Turquia descarte a compra de mísseis russos S-400, advertindo Ancara sobre as "consequências" deste passo.

Em dezembro do ano passado, representantes russos e turcos celebraram um acordo sobre a entrega de sistemas S-400 em Ancara. De acordo com o documento, a Turquia comprará duas baterias destes mísseis, que serão operados por pessoal turco. As partes acordaram, ademais, em desenvolver a cooperação técnica neste campo com o fim de aperfeiçoar a produção de complexos deste tipo na própria Turquia.

Comentar