Opinião: sistema de mísseis Avangard neutraliza defesa antimíssil do adversário

O sistema Avangard vai ampliar o leque de mísseis balísticos intercontinentais tradicionais que estão à disposição da Força Estratégica de Mísseis da Rússia.
Sputnik

Fonte militar sobre mísseis dos EUA: 'podem disparar apenas contra pardais'
Estes mísseis têm capacidade de atingir os alvos não por trajetória balística, mas por uma trajetória absolutamente imprevisível para os meios da defesa antimíssil, o que exclui por completo a possibilidade de intercepção, refere o especialista militar russo Igor Korotchenko.

Antes, o vice-ministro da Defesa da Rússia, Yuri Borisov, afirmou que o seu ministério assinou o contrato para produção em série dos novos mísseis hipersônicos Avangard.

"Com a entrada em serviço e produção em série deste complexo de mísseis, a Rússia neutraliza por completo todo o conceito de defesa estratégica antimíssil dos EUA, pois o Avangard é de fato um meio que os norte-americanos não poderão interceptar e destruir", disse Korotchenko.

OTAN diz que não quer nova Guerra Fria ou nova corrida armamentista
O especialista chamou o Avangard de "extraordinário êxito da indústria de defesa russa", na produção do qual foi resolvida uma série de problemas tecnológicos e de engenharia.

"A entrada em serviço significa que a indústria de defesa russa conseguiu resolver com sucesso todas as questões e podemos declarar com certeza que nenhumas tentativas dos EUA, incluindo através do investimento de centenas de bilhões de dólares na defesa antimíssil, vão atingir os resultados desejados por Washington", adicionou ele.

Conforme Korotchenko, a Rússia garante a paridade estratégica para o futuro e torna impossível a superioridade militar dos EUA. Segundo diversas avaliações, o contrato assinado pelo ministério pode abranger a produção de várias dezenas de mísseis balísticos intercontinentais Avangard, equipados com blocos de cruzeiro manobráveis.

Comentar