Segunda vida do Il-76: lendário avião militar soviético ganha nova modificação

O Ministério da Defesa russo recebeu a versão modernizada do avião Il-76MD-M, equipado com novos sistemas de pilotagem e navegação, equipamentos de transporte e desembarque, segurança e comunicação. Especialista em aviação explica a necessidade de modernizar o lendário avião soviético.
Sputnik

Gripen E vs Su-57: mídia sueca analisa qual é melhor (VÍDEOS)
Segundo informações, as recentes modificações permitirão prolongar o prazo de funcionamento do Il-76MD-M por mais 15 anos.

Especialista em aviação, Viktor Pryadka, comentou a recente modernização em entrevista ao serviço russo da Rádio Sputnik, indicando que esta se deve ao envelhecimento do parque desses aviões.

De acordo com Pryadka, o Il-76 é um bom avião, mas com o tempo surgiu a necessidade de modernizá-lo para que as forças armadas tenham mais mobilidade.

"Com o envelhecimento do parque de aviões e a retirada do serviço dos aviões An-12 [avião de transporte militar] de geração anterior, surgiu a necessidade que nossas forças armadas sejam mais móveis, possam receber cargas sempre que seja necessário. O exército deve ser móvel e poder em algumas horas transportar os equipamentos e pessoal necessários para onde for necessário, caso haja uma ameaça potencial", explicou Pryadka.

Revelado quando maior avião anfíbio do mundo decolará da água (FOTOS)
Em particular, o Il-76 recebeu novos motores com impulso aumentado, o que permitiu aumentar a capacidade de carga, diminuir o consumo e melhorar suas caraterísticas táticas e técnicas, disse o especialista.

Segundo ele, com o novo motor o avião pode permanecer no serviço por várias décadas mais.

"O avião corresponde às necessidades atuais e a sua modificação custará menos do que criar um novo avião do zero", sublinhou Pryadka.

Em agosto de 2013, o Ministério da Defesa da Rússia e a produtora de aviões Ilyushin firmaram um acordo para modernização global dos aviões militares de transporte Il-76MD e dos aviões reabastecedores Il-78M.

Comentar