Defesa da Rússia: 'Militantes de Ghouta Oriental provocam exército sírio por retaliação'

O chefe do Centro Russo para a reconciliação na Síria russo, major-general Yuri Yevtushenko falou sobre a situação em Ghouta Oriental e disse que as tropas sírias estão sendo provocadas por militantes armados.
Sputnik

"A situação na Síria está se normalizando, a paz está voltando gradualmente para o país. Ao mesmo tempo, apesar do estabelecimento de um regime de cessar-fogo de 30 dias em todo o país, o centro de coordenação conjunta registrou violações desse regime em Aleppo, Latakia, Damasco e as províncias de Daraa nas últimas 24 horas", disse Yevtushenko.

Exército sírio está esmagando terroristas em Ghouta Oriental (VÍDEO)
Yevtushenko acrescentou que a situação na zona de escalada oriental de Ghouta continua a ser a mais tensa da Síria.

"Os grupos radicais que atuam em Ghouta Oriental violam o regime de cessar-fogo, provocando constantemente que as forças governamentais tomem medidas de retaliação", ressaltou o general.

Um cessar-fogo de um mês da Síria — estipulado pela resolução 2401 Conselho — foi adotado em 24 de fevereiro. A resolução não se aplica às operações antiterroristas. No entanto, as violações da trégua continuam a ocorrer no país. Damasco foi constantemente bombardeado por militantes locais e os países ocidentais acusam o governo sírio e a Rússia de serem responsáveis ​​pela escalada de tensões na área.

Em fevereiro, o governo da Síria lançou uma operação em larga escala denominada Escudo de Damasco para libertar a área oriental de Ghouta das mãos de terroristas da Frente al-Nusra. Recentemente, as tropas recuperaram o controle sobre a cidade de Nashabiyah e várias aldeias e fazendas da região.

Corredor Humanitário em Ghouta Oriental

Damasco: Militantes de Ghouta Oriental planejam encenar ataque químico para acusar governo
Um total de 148 civis conseguiram abandonar Ghouta Oriental da Síria através de um corredor humanitário na terça-feira. Todos foram enviados para um centro de acomodação temporário, disse o chefe do Centro para a Reconciliação na Síria russo.

"Os representantes do Centro estão envolvidos em negociações com os líderes dos grupos armados sobre a evacuação de civis e militantes e sobre a evacuação de emergência dos doentes e feridos do Ghouta Oriental. Como resultado, 148 residentes locais, incluindo 79 crianças, conseguiram deixar o enclave e agora estão em um centro de alojamento temporário, onde recebem a assistência necessária ", disse o major-geral Yuri Yevtushenko em uma reunião diária.

Comentar