'Concorrente' do T-90M russo? China moderniza seu tanque de combate principal (FOTOS)

A indústria militar da China continua aperfeiçoando o armamento do Exército Popular de Libertação. Os meios de informação do gigante asiático publicaram uma série de fotos que mostram o avanço que conseguiram na modernização de seu principal tanque de combate, conhecido como Type 96B.
Sputnik

Os veículos de combate Type 96 (ZTZ-96) são da segunda geração de blindados que foram projetados e fabricados na República Popular da China. Sua mais recente modificação, 96B, foi apresentada pela primeira vez em julho de 2016 nas competições internacionais Biatlo de Tanques realizadas na Rússia. O equipamento chinês alcançou o segundo lugar, perdendo para os tanques russos T-72B3.

A competição esportiva militar permitiu que os engenheiros chineses se dessem conta dos pontos fracos de seu tanque e colocassem o foco em seu aperfeiçoamento. Em recentes publicações da mídia chinesa aparecem os resultados de seu trabalho.

​De acordo com especialistas do portal Rossiyskaya Gazeta, o primeiro que chamou a atenção dos especialistas foi que a metralhadora W85 de 12,7 mm conta agora com um sistema de controle remoto. Esta inovação irá aumentar significativamente a segurança do comandante do equipamento, que agora não terá que se expor ao fogo inimigo enquanto opera a metralhadora.

M1 Abrams, T-90 e Type 99 – qual destes tanques sairia vencedor em combate?
O motorista-mecânico recebeu à sua disposição uma câmera instalada na ponta dianteira do tanque. Os rolos do sistema de tração, bem como as esteiras, também foram reforçados.

Segundo a publicação Rossiyskaya Gazeta, alguns especialistas já batizaram este tanque de "concorrente" do T-90M russo. No entanto, destaca o autor de artigo, o Type 96B continua cedendo ao veículo russo. Em primeiro lugar, no que diz respeito às caraterísticas da proteção e poder de fogo. As particularidades de construção da máquina chinesa não lhe permitem alcançar as caraterísticas do tanque russo, suas reservas de melhoramento já estão esgotadas.

Comentar