Novas armas russas recebem nomes após votação popular

O Ministério da Defesa russo revelou nesta quinta-feira (22) os resultados de uma votação que tinha como objetivo escolher nomes para as novas armas russas, apresentadas pelo presidente Vladimir Putin durante seu discurso anual perante a Assembleia Federal em 1º de março.
Sputnik

EUA estão preocupados com potencial de mísseis de cruzeiro russos
Assim, em se referindo ao novo míssil de cruzeiro de alcance ilimitado, os participantes da votação deram preferência ao nome "Burevestnik" ("Pardela", espécie de ave marinha).

Segundo os dados do Ministério da Defesa da Rússia, cerca de 34% dos participantes da votação se expressaram a favor desta denominação. Os nomes "Palmira" (33%), em homenagem à cidade síria, e "Surpriz" (32,5%), que em russo significa "surpresa", também foram propostos.

Por sua vez, o submersível não tripulado, capaz de transportar cargas nucleares, recebeu o nome "Poseidon", deus do mar da mitologia grega. A denominação foi escolhida por 36,93% dos votantes.

Novas armas russas provam que no mundo é 'impossível alcançar superioridade militar'
Além disso, a nova arma a laser foi batizada de "Peresvet", o nome do herói russo da Batalha de Kulikovo, travada entre os tártaros e mongóis da Horda de Ouro e os russos em 1380. Os resultados revelaram que 40,83% votaram a favor dessa designação.

Vale destacar que, no início da votação, foram propostos vários nomes peculiares, por exemplo, "Oftalmologista" ou "Coelhinho" (para a arma a laser), ou "Kraken" (para o submersível não tripulado).

Em 1º de março, Vladimir Putin apresentou as novas armas russas durante seu discurso anual. Para escolher os respectivos nomes, o próprio Putin propôs ao Ministério da Defesa lançar uma votação na Internet.

Comentar