O escafandro é incorporado no avião elétrico SolarStratos, movido a energia solar.
O piloto precisará de um escafandro especial para ser protegido do impacto externo: para minimizar o peso, o avião não tem pressurização.
Segundo disse anteriormente o diretor do fabricante Zvezda, o equipamento inovador é baseado no escafandro Sokol, utilizado em condições difíceis de voo, protegendo os cosmonautas da possível despressurização da cabine.
O novo escafandro difere do Sokol por ter um sistema especial de suporte de vida, parecido com o utilizado nos escafandros para sair ao espaço aberto. O escafandro para o piloto do SolarStratos é equipado com um sistema de oxigênio e equipamento para absorver o dióxido de carbono. Além disso, o equipamento não deverá impedir o controle da nave espacial pelo piloto.
Segundo as previsões, o voo, planejado para 2020, deverá durar cerca de seis horas. Com oito metros de comprimento e a envergadura de 24,8 metros, o avião precisará de cerca de 2,5 horas para ganhar altitude.
Após 15 minutos no ponto máximo, a nave começará a baixar, precisando para isso de aproximadamente três horas, segundo as informações da companhia russa.