EUA podem bloquear venda de caças F-35 por causa de sistemas S-400, diz deputado turco

O Congresso dos EUA pode proibir fornecimento de caças F-35 à Turquia em resposta às remessas do sistema de defesa antiaérea S-400, declarou o presidente da Comissão do parlamento turco para Assuntos Internacionais, Volkan Bozkir.
Sputnik

Na sexta-feira (23), um grupo de senadores democratas norte-americanos exigiu explicação do Departamento de Estado dos EUA se sanções serão ou não introduzidas contra a Turquia devido à prevista compra dos sistemas russos S-400.

General turco: sistemas russos S-400 ajudarão Turquia a evitar outra tentativa de golpe
"Os EUA atribuem grande atenção ao assunto dos S-400. Congressistas querem ligar os S-400 à venda de caças F-35 […] se comprarmos os S-400, o Congresso tomará decisão de proibir venda dos F-35. Os senadores não declaram isso abertamente, mas no decorrer de conversas com seus conselheiros, tal sinal foi recebido. Os mísseis S-400 e caças F-35 são temas completamente diferentes", declarou Bozkir em entrevista ao jornal Hurriyet após visita aos EUA. Ele também sublinha que os EUA ameaçam indiretamente.

O deputado adicionou que a Turquia está pronta para considerar a oferta norte-americana sobre as remessas dos complexos antiaéreos Patriot caso o preço seja acessível. Nesta semana, a delegação estadunidense chegará à Turquia para negociar a venda de mísseis Patriot.

Em dezembro do ano passado, representantes russos e turcos assinaram em Ancara o acordo de crédito para fornecimento dos complexos antiaéreos S-400. Em conformidade com o contrato, Ancara deve comprar duas baterias do complexo e manutenção das mesmas será de sua responsabilidade. As partes acordaram cooperação tecnológica nesta esfera para desenvolvimento de complexos antiaéreos na Turquia.

Comentar