Segundo informações divulgadas pelo jornal The Asahi Shimbun, entre os altos cargos do partido político norte-coreano circula um folheto em que se explica a política exterior atual do país.
O texto revela que Tóquio, através da Associação Geral dos Coreanos Residentes no Japão — organização que, de fato, funciona como embaixada devido à falta de relações diplomáticas — está testando o terreno para uma possível cúpula entre os líderes dos dois países.
Segundo o documento, tal reunião pode ocorrer em junho após negociações entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder norte-coreano Kim Jong-un, previstas para maio.
Vale ressaltar que Pyongyang busca garantias americanas de sua segurança e espera uma grande assistência econômica do Japão se as relações bilaterais forem normalizadas.
Anteriormente, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe afirmou que é possível uma cúpula trilateral com a participação de líderes do Japão, Coreia do Norte e Estados Unidos. Ademais, ele acrescentou que Tóquio mantém contatos com Pyongyang através dos canais diplomáticos de Pequim, mas não especificou os detalhes.