Notícias do Brasil

Rosa Weber vota contra Lula e abre caminho para prisão do ex-presidente

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber votou contra o habeas corpus do ex-presidente Lula nesta quarta-feira (4). Atualmente, o placar no Supremo é de 5 votos pela rejeição do recurso do petista contra apenas um voto em seu favor - do ministro Gilmar Mendes.
Sputnik

"Meu voto é tão claro, quem me acompanha nesses 42 anos de magistratura não poderia ter a menor dúvida com relação ao meu voto, porque eu tenho critérios de julgamento e procuro manter a coerência das minhas decisões", afirmou Rosa Weber.

Os ministros Edson Fachin, Alexandre Moraes, Luís Roberto Barroso e Luiz Fux votaram contra Lula. 

Ministro da Defesa nega golpe e uso da força pelo Exército antes do julgamento de Lula
O placar ainda pode ser revertido, mas é improvável que este cenário ocorra já que Rosa Weber é tida como fiel da balança da votação. 

Condenado em segunda instância a 12 anos e um mês de prisão pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) no caso triplex do Guarujá, a decisão abre caminho para a prisão de Lula. 

O ex-presidente teve seu recurso no TRF-4 negado e também viu um outro pedido de habeas corpus enviado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) ser recusado. 

A ordem dos próximos votos é a seguinte: Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello, e, por fim, a presidente da Corte, Cármen Lúcia.

Acompanhe a votação ao vivo:

Comentar