OPAQ realiza inspeção no território da Rússia

O Ministério da Defesa da Rússia informou nesta quinta-feira (5) que a Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) realizou na semana passada uma inspeção no território russo.
Sputnik

De acordo com o jornal oficial do Ministério da Defesa da Rússia, Krasnaya Zvezda (Estrela Vermelha), inspetores do secretariado técnico da agência de fiscalização de armas químicas, encarregada de verificar a conformidade dos membros da OPAQ, vieram ao país na semana passada.

OPAQ não quer enviar especialistas para investigar ataque químico em Idlib, na Síria
Além disso, funcionários portugueses realizaram uma inspeção na Rússia no âmbito da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), enquanto a Rússia enviou seus inspetores para a Irlanda, membro da OSCE, e para os Estados Unidos no âmbito do novo tratado bilateral de redução de armas nucleares.

Durante a semana, Rússia, Irã e China apresentaram à OPAQ um projeto para uma investigação conjunta no contexto da investigação do caso Skripal. O embaixador destacou que as propostas de Moscou para uma investigação sobre a substância usada no envenamento do ex-espião russo não foram tiveram apoio dos países ocidentais.

Comentar