Teatro é investigado por ingressos grátis a quem usar suástica em peça na Alemanha

Um teatro na cidade de Konstanz, no sul da Alemanha, está sob investigação após reclamações de que prometeu ingressos gratuitos para clientes que usem uma suástica para uma peça provocativa relacionada ao livro Mein Kampf (Minha Luta), de Adolf Hitler.
Sputnik

O Teatro Konstanz, no Estado de Baden-Württemberg, vem oferecendo um acordo polêmico para o próximo espetáculo: os espectadores podem pagar por sua entrada ou entrar de graça se concordarem em usar uma suástica no auditório.

Aqueles do público que optarem por pagar sua entrada serão convidados a colocar uma Estrela de Davi "como um sinal de solidariedade às vítimas da barbárie nacional-socialista (nazista)", segundo os idealizadores do espetáculo.

A estreia da peça simbolicamente se encaixa no aniversário do líder nazista, em 20 de abril. Múltiplas reclamações foram feitas contra o teatro por causa de sua oferta de ingresso gratuito, de acordo com a mídia alemã, citando um porta-voz da promotoria.

Enterrada há décadas, suástica gigante é encontrada em reforma de estádio na Alemanha

Embora a exibição pública da suástica e de outros símbolos nazistas seja proibida na Alemanha, os promotores decidirão se a promoção pode ser considerada como liberdade de criação artística, informa a Deutsche Welle.

No entanto, a Sociedade Alemã-Israelense local e a Sociedade Judaico-Cristã descreveram a oferta como "insípida" em uma carta conjunta, conclamando o público a boicotar a peça. "Há uma terceira opção: você não pode comprar um ingresso", disse.

Enquanto isso, o diretor da peça, Serdar Somoncu, e o diretor do teatro, Christoph Nix, defenderam a ideia, insistindo que isso não era uma artimanha publicitária.

De acordo com a mídia alemã, até o momento 50 pessoas compareceram atrás de ingressos gratuitos para a irônica peça de um refugiado do Holocausto, George Tabori.

Comentar