Jihadista alemão ligado ao 11 de setembro é capturado na Síria

Um extremista alemão de origem síria acusado de participação no planejamento dos ataques de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos foi capturado por forças curdas na Síria, segundo informou à AFP um comandante local.
Sputnik

"Mohammed Haydar Zammar foi capturado por forças de segurança curdas no norte da Síria, e seu interrogatório está em curso", disse a fonte à agência nesta quarta-feira, sem fornecer detalhes do caso. 

Merkel: Alemanha não participará das possíveis ações militares contra Síria

Zammar é acusado de recrutar os responsáveis pela execução dos atentados em Nova York e Washington. Ele havia sido detido no Marrocos em dezembro de 2001, numa operação envolvendo agentes da Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA), mas foi entregue às autoridades sírias logo depois. 

Na Alemanha, onde ele era procurado por ajudar uma organização terrorista, alguns parlamentares acusaram seu governo de não fazer o suficiente para proteger um cidadão alemão sob risco de tortura e julgamento injusto, explicou a AFP. Ainda de acordo com a agência, ele teria conquistado a liberdade durante a ofensiva de grupos jihadistas contra vários territórios sírios no decorrer da guerra civil que atinge o país árabe. 

Comentar