Militares dos EUA prometem responder a possível ataque turco contra cidade síria de Manbij

Os militares norte-americanos prometeram responder a qualquer ataque contra a cidade síria de Manbij à luz de uma possível operação turca na área, afirmou o comandante do Conselho Militar de Manbij, que faz parte das Forças Democráticas da Síria (FDS), Ebu Adil.
Sputnik

Em entrevista à Sputnik Turquia, Ebu Adil comentou a resposta dos EUA às preocupações expressas pelos representantes do Conselho Militar de Manbij devido a um possível ataque contra a cidade síria por parte de Ancara.

EUA ameaçam Turquia com sanções em caso de compra dos sistemas S-400 da Rússia
"Há dois anos, em conjunto com as forças da coalizão liderada pelos EUA, nós limpamos Manbij do Daesh [organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países]. Desde então, na cidade se encontram forças da coalizão. Algum tempo atrás, nós falamos com os militares norte-americanos sobre um possível ataque da Turquia contra Manbij. Os militares dos EUA prometeram responder a qualquer ataque contra a cidade, de onde quer que ele provenha", afirmou o comandante do conselho.

Além disso, ele acrescentou que, no momento, os militares norte-americanos estão patrulhando permanentemente as proximidades da cidade.

"Após as afirmações da Turquia sobre uma possível operação em Manbij, os militares dos EUA estão patrulhando permanentemente a área fronteiriça em torno da cidade. Nós, os moradores de Manbij, também estamos prontos a defender nossa cidade em caso de ataque até ao fim. Nós encaramos as ameaças da Turquia com toda a seriedade, e levamos a cabo toda a preparação necessária para repelir possíveis ataques", frisou Adil, acrescentando que, no momento, a situação na cidade é tranquila.

Anteriormente, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, prometeu avançar em direção de Manbij, onde estão sendo concentradas as forças das Unidades de Proteção Popular (YPG) curdas que Ancara considera como grupo terrorista.

Comentar