Segundo um artigo do jornal The National Interest, o Pentágono está seguindo esta estratégia para persuadir a Turquia a não comprar os sistemas de mísseis russos S-400. Em particular, a edição citou vários funcionários estadunidenses que afirmam que os sistemas russos não foram capazes de repelir nenhum dos ataques aéreos à Síria que tiveram lugar em 14 de abril.
"É um sistema ultramoderno, capaz de monitorar ao mesmo tempo ataques de dezenas de mísseis através de várias dezenas de canais […] a altitudes de até 30 quilômetros e com um alcance de mais de 400 quilômetros", disse o analista, acrescentando que os mísseis S-400 podem atingir uma variedade de alvos, desde mísseis de cruzeiro até mísseis balísticos de médio alcance, que começam a manobrar nas fases finais do voo.
Segundo Podberezkin, nenhum outro sistema do mundo tem estas caraterísticas, incluindo o Patriot norte-americano, "que é obsoleto, comparado com o S-400".
"Em princípio, não faz sentido elogiar o S-400, ele é bastante conhecido. Tentarem dizer que não é suficientemente eficiente é mera fantasia, pois há uma fila de países querendo comprar o S-400", opinou o especialista no ar do serviço russo da Rádio Sputnik.
Outro analista militar, Igor Korotchenkov, também duvida que a estratégia do Pentágono dê certo e consiga fazer com que a Turquia mude de ideias. "O Estado-Maior turco realizou uma análise preliminar e tirou as conclusões quanto às caraterísticas excelentes do S-400", detalhou.
Além disso, avança Korotchenko, as autoridades turcas entendem o risco que a compra de análogos estadunidenses, incluindo o sistema Patriot, pode trazer.
"As relações entre os EUA e a Turquia não estão na melhor fase agora e duvido que melhorem mesmo que Ancara compre os Patriot. Mas, nesse caso, os Estados Unidos terão a possibilidade de desligar a qualquer momento o sistema de defesa antiaérea turco, pois as modificações introduzidas nos Patriot para exportação possibilitam desativá-los se for necessário", sublinhou Korotchenko, explicando que os sistemas estadunidenses podem ser desligados por um sinal de rádio especial que ativa certos programas do equipamento.
Korotchenko compartilha a opinião de seu colega, considerando que o sistema S-400 russo é "a melhor opção do que existe agora no mercado internacional". Comprando os sistemas russos, a Turquia terá garantias de que seu sistema de defesa antiaérea será controlado pelo comando militar turco, concluiu.