Notícias do Brasil

Regimento Imortal passará pelas ruas do Rio relembrando heróis da 2ª Guerra Mundial

O Rio de Janeiro abrigará no próximo dia 9 de maio a marcha comemorativa Regimento Imortal, iniciativa que visa recordar os soldados mortos na Segunda Guerra Mundial, iniciada em 2012 pela Rússia.
Sputnik

A primeira edição da marcha ocorreu em 2012, na cidade siberiana de Tomsk, quando seus cidadãos desfilaram com fotos e cartazes comemorando a façanha dos seus ancestrais na Grande Guerra pela Pátria (parte da Segunda Guerra Mundial, compreendida entre 22 de junho de 1941 e 9 de maio de 1945, e limitada às hostilidades entre a União Soviética e a Alemanha nazista e seus aliados).

Preservando a história: ruas de Moscou se enchem com símbolo da Grande Vitória (FOTOS)
Já em 2015, durante o 70º aniversário da guerra, à marcha se juntaram várias cidades russas, tornando-se a iniciativa parte inseparável dos festejos pelo Dia da Vitória na Rússia. A iniciativa também se espalhou.

Organizada sempre em 9 de maio, no Dia da Vitória, a iniciativa visa preservar a memória sobre a geração que venceu a guerra, unindo pessoas de vários países do mundo.

No Brasil, a marcha decorreu pela primeira vez em 2017, em São Paulo. Neste ano, a marcha patriótica popular russo-brasileira terá lugar no Rio de Janeiro, tendo por objetivo homenagear os povos brasileiro e russo que participaram da Segunda Guerra Mundial e alcançaram a vitória contra o nazi-fascismo.

O trajeto da marcha será iniciado no Palácio Pedro Ernesto, ao lado da Praça Floriano, no Centro, e seguirá até o Monumento Nacional aos Mortos da 2ª Guerra Mundial, na Avenida Infante Dom Henrique, 75, no bairro Glória.

Organizado pela Associação Nacional Dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (ANVFEB) e pela Comunidade Russa no Rio de Janeiro, o evento começará às 10h00 e terá o seguinte trajeto:

  • 10h00 — 11h00 Sessão solene comemorativa da Vitória das Forças Aliadas na Segunda Guerra Mundial na Câmara Municipal do Rio de janeiro
  • 11h00 — 12h00 Deslocamento da marcha do Regimento Imortal do Palácio Pedro Ernesto para o Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (MNMSGM) e recepção dos participantes
  • 12h00 — 12h30 Homenagens no Túmulo do Soldado Desconhecido com a participação da guarda de honra
  • 12h30 — 13h00 Culto ecumênico com a participação das igrejas católica, evangélica, ortodoxa e judaica no MNMSGM
  • 13h00 — 14h00 Coquetel de confraternização
Comentar