Ataques dos EUA à Síria diminuíram possibilidade de solução política, diz Irã

A ataque dos países ocidentais contra a Síria em resposta a um suposto ataque químico complicou a situação no país, prejudicando a possibilidade de uma solução política para o duradouro conflito na Síria, afirmou neste sábado (28) o ministro das Relações Exteriores iraniano, Javad Zarif.
Sputnik

"O desenvolvimento dos eventos na Síria, especialmente as ações militares dos Estados Unidos e alguns de seus aliados ocidentais na Síria, complicou as condições lá, reduzindo a possibilidade de se chegar a uma solução política para a crise", disse Zarif em uma reunião. com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e com o chefe da diplomacia da Turquia, Mevlut Cavusoglu.

Ele também lembrou que a reunião trilateral entre os países estaria sendo realizada devido ao recente ataque na Síria por parte dos Estados ocidentais.

Síria será tema de reunião entre Rússia, Turquia e Irã
"Era necessário que os ministros das Relações Exteriores dos países garantidores do processo de Astana se reunissem e trocassem opiniões sobre como continuar os processos de Astana e Sochi", acrescentou Zarif.

No início deste mês, os Estados Unidos, o Reino Unido e a França lançaram ataques aéreos na Síria, tendo como alvo instalações do governo. Os ataques foram uma forma de retaliação diante de denúncias de autoridades que usavam armas químicas contra civis na cidade de Douma.

O governo sírio refutou as acusações, enquanto a Rússia denunciou as ataques.

Comentar