Premiê do Japão inicia tour pelo Oriente Médio

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, chegou nos Emirados Árabes Unidos neste domingo (29) para iniciar sua série de viagens no Oriente Médio.
Sputnik

Abe voou para Abu Dhabi e tem agenda planejada com o poderoso príncipe herdeiro Mohammed bin Zayed Al Nahyan.

O premiê foi recebido no Aeroporto Internacional de Abu Dhabi pelo ministro do Estado Sultan al-Jaber, segundo a agência estatal de notícias WAM. Al-Jaber também dirige a companhia petrolífera estatal de Abu Dhabi.

Austrália e Canadá posicionarão aviões em base no Japão para monitorar navios de Pyongyang
Cerca de um quarto de todas as importações de petróleo do Japão vêm dos Emirados Árabes Unidos, uma federação de sete províncias da Península Arábica, segundo a Administração de Informações sobre Energia dos EUA. Outro terço do petróleo vem da Arábia Saudita, enquanto um quinto de todas as suas importações de gás natural vem do Qatar e dos Emirados Árabes Unidos.

Ou seja, a paz no Oriente Médio é crucial para o fornecimento de energia ao Japão.

Em fevereiro, a empresa japonesa INPEX Corp. recebeu uma participação de 10% no campo petrolífero Lower Zakum, em Abu Dhabi, por 40 anos, depois de pagar US$ 600 milhões. A companhia também pagou separadamente US$ 250 milhões para ampliar sua participação em outros dois campos petrolíferos. O Lower Zakum produz cerca de 450.000 barris de petróleo por dia.

O premiê japonês já esteve nos Emirados Árabes Unidos em 2007 e 2013.

Canadá assina acordo de cooperação militar com o Japão
Depois de Abu Dhabi, Abe viajará para a Jordânia, Israel e os territórios palestinos. Antes de deixar o Japão, Abe disse aos jornalistas que a paz no Oriente Médio era uma prioridade em sua viagem.

"Eu pretendo trabalhar pelo processo de paz no Oriente Médio, envolvendo Israel e Palestina de maneira construtiva", disse Abe, segundo a agência de notícias Kyodo.

Comentar