OTAN prepara exercícios militares no Mar Negro

Tropas militares de pelo menos 7 países estarão envolvidas nos exercícios marítimos da OTAN Sea Shield 2018 no Mar Negro, cujo objetivo será praticar a defesa contra ameaças possam vir por ar, terra e mar, relatou a Marinha da Romênia nesta quinta-feira (3).
Sputnik

"Os exercícios Sea Shield 18 são os maiores exercícios da OTAN no flanco sul e leste da aliança do Atlântico Norte em 2018. Eles demonstram a capacidade dos marinheiros romenos de planejar, organizar e realizar eventos de treinamento em 3 áreas de atividades: terra, ar e água", disse a Marinha.

Exército dos EUA atua secretamente no Iêmen com grupos especiais
Um total de 21 navios, 10 aviões e um submarino, além de 2,3 mil soldados da Romênia, Estados Unidos, Reino Unido, Turquia, Ucrânia, Grécia e Espanha participarão dos exercícios militares, segundo o comunicado.

Os exercícios, que devem durar 8 dias, começarão na sexta-feira (4) na cidade portuária romena de Constanta.

A OTAN tem impulsionado sua presença naval no Mar Negro desde o início da crise ucraniana, citando a suposta interferência da Rússia no conflito interno como justificativa para suas ações.

Moscou nega as alegações de envolvimento na Ucrânia, alertando que acumular tropas e equipamento militar em suas fronteiras é uma ação provocadora que viola promessas anteriores da organização e poderia levar a uma situação de desestabilização regional e global.

Comentar