Caças britânicos Typhoon levantam voo para interceptar avião russo perto do espaço da OTAN

A Força Aérea Real da Grã-Bretanha disse na sexta-feira (4) ter enviado caças Typhoon para interceptar um avião militar russo que se aproximava do espaço aéreo da OTAN sobre o mar Negro.
Sputnik

Conforme o tweet da Força Aérea, os caças britânicos estacionados na Romênia foram "enviados como resposta às ações de um avião russo Il-20 perto do espaço aéreo da OTAN sobre o mar Negro".

Os aviões militares britânicos estão posicionados na Romênia como parte da missão da OTAN para proteger a região da alegada "agressão russa". O chanceler russo, Sergei Lavrov, descreveu as alegações como "absurdas e absolutamente infundadas".

Caças Typhoon da RAF baseados na Romênia foram enviados como resposta a um avião russo Il-20 operando perto do espaço aéreo da OTAN sobre o mar Negro.

Caças da OTAN interceptam avião russo no Báltico
"Os caças militares russos estavam voando sobre o oeste do mar Negro e foram monitorados por caças Typhoon de acordo com a missão da OTAN Enhanced Air Policing (EAP na sigla em inglês, "policiamento aéreo reforçado") que a RAF está conduzindo na Romênia", diz-se na declaração da Força Aérea britânica.

"O Il-20 foi vigiado desde que partiu do nordeste mas o avião não chegou a estar na área de alcance visual um do outro".

Mais cedo (3), a Força Aérea Real anunciou que a OTAN permitiu aos caças Eurofighter Typhoons posicionados na Romênia realizar o patrulhamento do espaço aéreo do país.

Comentar