Pyongyang indica possível motivo para abdicar das negociações com Washington

Pyongyang não tem interesse em participar das negociações com Washington se, ao invés de buscarem melhorar as relações bilaterais entre os dois países, os EUA se concentrarem exclusivamente na questão de desnuclearização da península coreana, afirmou o vice-ministro das Relações Exteriores norte-coreano, Kim Kye-gwan.
Sputnik

"Se a administração de [presidente norte-americano, Donald] Trump chegar às negociações de mais alto nível entre os EUA e a Coreia do Norte com sincero interesse de melhorar as relações entre a Coreia do Norte e os EUA, daremos resposta positiva", assinalou o primeiro vice-ministro das Relações Exteriores do país, citado pela agência Yonhap.

Contudo, o funcionário advertiu que Pyongyang pode perder interesse no diálogo se não ouvir nada além de exigências unilaterais da desnuclearização.

"Não teremos nada mais a fazer a não ser reconsiderar nossa participação nas futuras negociações de mais alto nível entre a Coreia do Norte e os EUA", acrescentou.

Assessor de Trump quer levar todas as armas nucleares da Coreia do Norte para os EUA
De acordo com a agência estatal norte-coreana KCNA, no dia 15 de maio, Pyongyang advertiu que poderia cancelar a reunião entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o presidente dos EUA Donald Trump, agendada para 12 de junho, devido às manobras militares levadas a cabo entre Washington e Seul.

Anteriormente, Pyongyang cancelou reunião com Seul, marcada para 16 de maio.

Donald Trump e Kim Jong-un devem se encontrar em Singapura no dia 12 de junho para tratar a desnuclearização da península coreana, bem como a normalização das relações.

Comentar