'Stalin' ataca computadores em todo o mundo e apaga seus arquivos

Há diversas variações de programas maliciosos que comprometem os sistemas dos usuários – vírus, cavalos de Tróia e adware publicitário que deixam o computador lento. Mas o que realmente afeta os internautas é o apagamento de dados. Conheça o vírus batizado de StalinLocker capaz de apagar tudo em 10 minutos.
Sputnik

O StalinLocker, ou StalinScreamer em outras versões, é um programa malicioso que bloqueia o computador por 10 minutos e elimina todos os dados se o usuário não inserir o código correto. Isso afeta tanto o disco rígido principal como também todas as unidades conectadas.

Enquanto esse malware é executado, aparece uma imagem de Stalin e o hino da União Soviética é reproduzido com uma contagem regressiva. Depois de transcorrido o tempo indicado, inicia-se a exclusão dos arquivos. O programa não exige nenhum dado de pagamento para desbloquear o sistema.

Especialistas já descobriram como combater "Stalin". O código a ser digitado corresponde ao número de dias entre a data de hoje e a data do surgimento da União Soviética – 30 de dezembro de 1922. Os peritos em segurança cibernética aconselham que, para não se tornar vítima desses malwares, é recomendável evitar baixar e executar programas suspeitos e sempre manter o antivírus atualizado.

Comentar