Rússia considera sanções dos EUA contra a Venezuela ilegais

A Rússia acredita que as sanções dos EUA contra a Venezuela são ilegais, já que somente o Conselho de Segurança da ONU tem o direito de introduzir medidas restritivas, segundo afirmou o embaixador russo na Venezuela, Vladimir Zaemsky, à Sputnik nesta sexta-feira (18).
Sputnik

"Avaliamos quaisquer sanções de acordo com princípios e consideramos ilegal o uso extraterritorial de das leis domésticas no exterior. Portanto, o fato de os Estados Unidos estarem impondo sanções contra a Rússia ou a Venezuela é ilegal", disse Zaemsky.

O único uso legal de sanções é o aprovado pelo Conselho de Segurança da ONU, afirmou o embaixador.

Senadores dos EUA querem que Venezuela adie eleições por 6 meses
Ao mesmo tempo, como a eleição presidencial na Venezuela ocorrerá no domingo (20), a Rússia está preocupada com uma possível escalada das tensões no país latino-americano, segundo o embaixador.

"Não podemos descartar a possibilidade de confrontos depois da eleição. Durante a eleição, os partidários da oposição, que pedem o boicote à votação, podem provocar inquietações que podem levar a confrontos com as forças de segurança", disse Zaemsky.

A Venezuela vem lutando contra as consequências políticas e econômicas de uma queda global nos preços do petróleo e das sanções dos Estados Unidos depois que Washington impediu que seus investidores comprassem a dívida venezuelana. Os Estados Unidos também proibiram a negociação em moedas digitais venezuelanas, como o Petro.

Comentar