"Sem dúvida, o bloqueio dos Estados Unidos afeta negativamente as operações da Cubana de Aviación", disse com exclusividade à Sputnik Mundo o presidente do Instituto de Aeronáutica Civil de Cuba, Armando Daniel Lopez.
Neste sentido, o presidente do Instituto de Aeronáutica Civil salientou que, como a aeronave era de propriedade da Global Air, a responsabilidade pelo ocorrido é da empresa mexicana.
Lopez, que colabora com as autoridades cubanas para descobrir o que aconteceu, adverte que "agora estão determinando as causas" e que o "objetivo das nossas autoridades é agora descobrir o que aconteceu" e não culpar alguém.
"Ainda é cedo para determinar que o bloqueio é a causa do que aconteceu e, de fato, nosso objetivo não é culpar ninguém, mas determinar as causas."
Diego Dominelli é jornalista e diretor do portal Aviación en Argentina. Em entrevista à Sputnik Mundo, Dominelli enfatiza que "não devemos nos aventurar" a tirar conclusões antes dos resultados das investigações serem conhecidos e das caixas-pretas da aeronave serem encontradas.
Ele concordou com Lopez de que a responsabilidade é da Global Air "independentemente do contrato assinado com Cubana de Aviacion". O jornalista acrescentou que o silêncio da Global Air depois do incidente "é preocupante". Dominelli adverte, "ninguém teve acesso aos contratos até agora". A empresa mexicana publicou em seu site um comunicado de imprensa em que manifestou solidariedade com os parentes e amigos das vítimas e anunciou ter enviado especialistas para a cena da queda.
"A responsabilidade, em todo caso, é da empresa mexicana". As últimas revisões do avião ocorreram em novembro de 2017. Parece que estavam em ordem, mas ninguém teve acesso a essa informação.
Ele salienta que o embargo dos EUA é "muito negativo" para a aviação cubana e para a economia da ilha. O especialista reiterou, entretanto, ser muito cedo para determinar a causa direta do acidente de 18 de maio. A aeronave, um Boeing B737-200, realizava voo doméstico Havana-Holguin com 104 passageiros e 6 tripulantes a bordo.
Em abril, a mídia cubana publicou que a empresa Cubana de Aviación estava sendo forçada a cancelar parte de seus voos em função do esgotamento de sua frota. "O embargo impossibilita a compra de algumas peças para aviões, porque a maioria dos produtores apresenta componentes norte-americanos", disse o diretor geral da empresa, Hermes Hernández Dumas, ao jornal cubano Granma.