Após novas sanções dos EUA contra Caracas, Trump pede Maduro que liberte presos políticos

O presidente dos EUA, Donald, em um comunicado, pediu ao presidente da Venezuela, Nicholas Maduro, que realize eleições justas e liberte todos os presos políticos na sequência das novas sanções impostas por Washington contra Caracas.
Sputnik

"Os Estados Unidos continuam comprometidos com o povo venezuelano, que sofreu imensamente sob o regime de Maduro", disse Trump na segunda-feira. "Pedimos que o regime de Maduro restaure a democracia, realize eleições livres e justas, liberte todos os presos políticos imediata e incondicionalmente e acabe com a repressão e a privação econômica do povo venezuelano".

Quais serão principais desafios para Maduro neste mandato? Analista esclarece
Trump disse que seu governo tomou medidas para impedir que autoridades venezuelanas liquidem ativos que poderiam ajudar a economia da Venezuela.

"Esta ordem é a mais recente em um fluxo forte e consistente de ações que meu governo tomou visando o regime de Maduro", acrescentou Trump.

No começo do dia, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, citando a "eleição fraudulenta" na Venezuela, emitiu uma ordem executiva proibindo os cidadãos americanos de realizarem quaisquer transações vinculadas à dívida do governo venezuelano. A ordem também impediu que as autoridades venezuelanas vendessem ações em qualquer entidade de propriedade majoritária do governo.

Secretário dos EUA mostra 'falsa preocupação' com a Venezuela, diz Maduro
No domingo, a Venezuela realizou sua eleição presidencial, com quatro candidatos na disputa. De acordo com o Conselho Nacional Eleitoral, o atual líder Maduro foi reeleito como presidente venezuelano, tendo garantido 68% dos votos, com pouco mais de 46% dos votos.

Após o anúncio dos resultados preliminares da eleição venezuelana, vários países, como Estados Unidos, Argentina, Espanha, Alemanha e Reino Unido, caracterizaram o voto como injusto ou ilegítimo, questionando a natureza transparente e inclusiva do processo eleitoral.

Comentar