Trump diz que EUA e Coreia do Norte podem realizar várias cúpulas pela desnuclearização

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta quinta-feira que espera continuar com os planos de realizar uma cúpula com o líder norte-coreano Kim Jong-un em Singapura em 12 de junho, mas acrescentou que mais reuniões podem ser necessárias para alcançar todos os objetivos das negociações.
Sputnik

"Eu quero que seja significativo. Isso não significa que tudo é feito em uma reunião, talvez você precise ter uma segunda ou uma terceira e talvez não tenhamos nenhuma, mas está em boas mãos, eu posso lhe dizer", afirmou Trump aos repórteres, acrescentando que espera que a reunião aconteça em 12 de junho.

Trump declarou que as reuniões entre o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, e o vice-líder da Coreia do Norte, Kim Yong-chol, em Nova York, estavam indo muito bem e continuariam até o fim do dia.

Trump também disse a repórteres que a delegação norte-coreana está planejando viajar para Washington nesta sexta-feira.

"Eu acredito que eles [a delegação] vão desembarcar em Washington na sexta-feira e uma carta de Kim Jong-un será entregue a mim, então estou ansioso para ver o que está na carta", disse Trump.

Kim Jong-un: 'Aprecio que Putin se opõe à hegemonia dos EUA'

Trump comentou ainda que ele acha que o conteúdo da carta será positivo.

Pyongyang esteve recentemente no centro da diplomacia na península coreana. Nos últimos meses, Kim realizou vários eventos bilaterais com seu colega sul-coreano Moon Jae-in e concordou em se encontrar com Trump em Singapura em 12 de junho.

Na semana passada, Trump cancelou abruptamente a cúpula com Kim, citando comentários hostis de Pyongyang e enfatizando que estava ansioso para se encontrar com o líder norte-coreano "algum dia".

No entanto, no dia seguinte, Trump indicou que ele ainda poderia se encontrar com Kim como programado ou adiar a cúpula.

Comentar