EUA avisam ser capazes de 'dominar' ilhas artificiais chinesas no Pacífico

A militarização das ilhas artificiais por parte da China no mar do Sul da China continua preocupando os Estados Unidos. Porém, um general norte-americano expressou a certeza de que as forças armadas do país conseguirão "dominar as pequenas ilhas no Pacífico Oeste".
Sputnik

"Vou apenas dizer que as Forças Armadas dos EUA têm muita experiência em dominar pequenas ilhas no Pacífico Oeste", afirmou o tenente-general Kenneth F. McKenzie na quinta-feira (31), respondendo à pergunta se os Estados Unidos seriam capazes de "destruir" as ilhas artificiais de Pequim, segundo o CNN.  

Por quanto tempo EUA permanecerão a principal potência marítima na Ásia?
O diretor do Estado-Maior Conjunto do Pentágono acrescentou que "dominar pequenas ilhas isoladas" é uma "competência essencial" do exército estadunidense.

Ao mesmo tempo, McKenzie enfatizou que sua afirmação não é uma advertência.

"[Ninguém] deve ver nisso algo mais do que uma simples declaração de um fato histórico", disse, referindo-se às operações dos Estados Unidos no oceano Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial contra as ilhas controladas pelo Japão como Iwo Jima, Okinawa e Tarawa.

Os comentários do general surgem em meio à tensão crescente na região disputada, com os EUA aumentando sua presença no mar do Sul da China em resposta à militarização de diversas ilhas artificiais por parte da China.

Na semana passada, dois navios de guerra da Marinha estadunidense passaram a apenas pouco mais de 20 quilômetros das disputadas ilhas Paracel. Esta foi a primeira vez que Washington enviou mais do que um navio, demonstrando seu direito à liberdade de navegação nas águas internacionais.

Comentar