Segundo as avaliações da instituição financeira, a seleção alemã vai repetir o feito da Copa anterior, realizada em 2014 no Brasil.
Economistas do segundo maior banco alemão dizem que a Alemanha tem 18% de probabilidade de ganhar. O Brasil é o segundo mais provável, segundo a pesquisa, com pouco menos de 13%.
Já Espanha, Argentina e França seguiram os líderes projetados, mostrou a análise. A Inglaterra recebeu uma chance de 6,2%.
Especialistas do Commerzbank já analisaram dados históricos de esportes ao longo dos anos, incluindo o viés de casa e o número de gols marcados em Copas do Mundo anteriores, rankings mundiais e histórico em torneios anteriores.
Para explicar a aleatoriedade inerente ao esporte, o Commerzbank executou 10.000 simulações em cada jogo.
Se a previsão der certo, a seleção alemã de futebol receberá sua quinta Copa do Mundo, igualando o recorde do Brasil – o único pentacampeão mundial de futebol. Eles também seriam a primeira seleção de futebol a conquistar o título em dois Mundiais consecutivos em mais de meio século.
Estudos de big data são uma prática comum para grandes instituições financeiras e consultorias à frente de eventos esportivos proeminentes, como a Copa do Mundo, a Copa Stanley ou Roland Garros.
No mês passado, o banco suíço UBS também previu que a Alemanha venceria a Copa. Ao mesmo tempo, pesquisas da Universidade de Innsbruck previam que Alemanha e Brasil competiriam na final. Os especialistas de Innsbruck dão uma vantagem de 16,6% à equipe sul-americana, à frente dos 15,8% da Alemanha.