Misterioso radar espião construído em Cuba é flagrado por imagens de satélite

Uma nova instalação de “inteligência de sinais” foi flagrada em imagens de satélite de Bejucal, Cuba, nos últimos meses. A estrutura seria capaz de interceptar sinais, monitorar mísseis balísticos e rastrear objetos no espaço, mas analistas estão confusos sobre quem teria financiado a empreitada.
Sputnik

A inteligência de sinais é definida pela Agência de Segurança Nacional dos EUA como informação extraída de sinais eletrônicos provenientes de sistemas de comunicações, radares e sistemas de armas.

Cuba sem Fidel Castro: relações com China são inalteráveis
Uma estrutura combinada de radar e cúpula foi construída na primavera deste ano (outono no Brasil) perto de Bejucal, ao sul de Havana, informou o The Diplomat. Os EUA estão cientes de outros radares na mesma área, segundo o veículo de notícias.

Victor Robert Lee e a Digital Globe detêm os direitos autorais das imagens que mostram o progresso da construção da antena e eventual conclusão de fevereiro a maio deste ano.

"A diferença no tamanho e na arquitetura da nova estrutura da antena comparada às instalações parabólicas independentes presentes nos últimos 10 anos em Bejucal indica um novo nível de investimento em tais instalações", relatou o  The Diplomat, acrescentando que "a fonte deste investimento não é clara. "

Autoridades dos EUA tendem a ligar sinais de construção de sites de inteligência em Cuba à inteligência chinesa. Não houve manifestações oficiais sobre o assunto

Comentar