Shinzo Abe e Kim Jong-un podem realizar cúpula na Rússia

O governo do Japão está de olho na cidade portuária russa de Vladivostok para sediar uma cúpula entre seu primeiro-ministro Shinzo Abe e Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte, segundo a mídia japonesa.
Sputnik

A cúpula histórica pode ocorrer em setembro, como encontro lateral do Fórum Econômico Oriental, segundo disseram fontes do governo à agência de notícias japonesa Kyodo. A Rússia convidou Kim para o fórum depois que Abe confirmou sua participação no ano passado.

Coreia do Norte não deve se surpreender se for traída pelos EUA, diz analista
O jornal Yomiuri informou nesta quarta-feira (13), citando fontes do governo japonês, que altos funcionários dos dois países estariam mantendo uma série de conversas secretas para organizar a cúpula. Além de Vladivostok, Pyongyang também foi apontada como possível local do encontro.

A notícia da possibilidade do encontro acontece dias depois de Kim ter encontrado o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Singapura. Na ocasião, o líder norte-coreano se comprometeu a trabalhar para a desnuclearização da península coreana.
Shinzo Abe já afirmou que ofereceria assistência econômica aos norte-coreanos, caso estes desistissem da produção de armas nucleares e libertassem cidadãos japoneses sequestrados.

Comentar