Segundo informa o Departamento de Informação da Frota do Mar Negro, as corvetas russas, equipadas com mísseis de cruzeiro Kalibr, deixaram o mar Negro, atravessaram os estreitos do Bósforo e Dardanelos, entraram no mar Mediterrâneo e digiram-se para a costa da Síria.
De acordo com a Marinha russa, os navios passaram a integrar a unidade da Marinha que opera nesta zona marítima e já começaram a cumprir a sua missão.
A passagem dos navios foi registrada pelos serviços de monitoramento turcos. Em particular, a embarcação de vigilância turca Yoruk Isik postou imagens dos navios de guerra russos no domingo (17).
Os navios Grad Sviyazhsk e Veliky Ustyug, do projeto 21631 Buyan-M, pertencentes à Frota do mar Cáspio da Marinha russa e equipados com mísseis Kalibr, transitaram pelos estreitos do Bósforo e Dardanelos e entraram no mar Mediterrâneo. Seu destino final é supostamente a base russa Tartus na Síria.
Enquanto isso, o senador russo Vladimir Shamanov afirmou que não se pode descartar que os EUA não estejam se preparando para um novo ataque contra a Síria, ao reforçarem o seu potencial de combate no mar Mediterrâneo.