"Em relação à Coreia do Norte, consultas com especialistas em construção de infraestrutura serão realizadas no Extremo Oriente no final de junho", declarou o ministro em entrevista à Sputnik, em resposta a quais reuniões foram planejadas.
O ministro acrescentou que a comissão intergovernamental sobre a cooperação entre o Extremo Oriente da Rússia e o nordeste da China deverá ocorrer antes do Fórum Econômico Oriental em Vladivostok, em setembro.
Há ainda a expectativa de um encontro entre o presidente russo Vladimir Putin e o líder norte-coreano Kim Jong-un. Após trocarem mensagens amistosas, os dois líderes devem se reunir em uma data ainda a ser definida pela diplomacia dos dois países.
Cooperação com a China
Kozlov também anunciou, na mesma entrevista à Sputnik, que será apresentado um programa de cooperação com a China, previsto para ser assinado na presença dos presidentes Vladimir Putin e Xi Jinping.
"O Ministério de Desenvolvimento do Extremo Oriente preparou um programa de cooperação russo-chinesa no Extremo Oriente e na região de Baikal. O documento estabelece e metas de investimento, com responsabilidades claras e um cronograma para cada segmento", revelou Kozlov.
No início de junho, o vice-premiê do Conselho de Estado chinês, Hu Chunhua, disse que a cooperação voltada para o desenvolvimento de regiões vizinhas era de alta prioridade para Moscou e Pequim.
Putin manteve conversações com Xi Jinping, em Pequim, em 8 de junho. Ele disse que Xi será o principal convidado do Fórum Econômico Oriental (EEF) em Vladivostok, em setembro.
A cooperação entre a Rússia e a China aumentou drasticamente nos últimos anos, particularmente em defesa, energia e economia. Os dois países também têm interagido na área de cooperação inter-regional, prestando atenção aos laços entre as regiões do Extremo Oriente da Rússia e as áreas vizinhas na China.